O Batalha Makers brasil é um programa televisivo transmitido pela Discovery Channel Brasil, no qual os participantes constroem invenções com técnicas de robótica, tecelagem e marcenaria. O programa adora o formato de disputa, em forma de novo reality show, valendo um prêmio de R$ 50 mil reais além do título de melhor Maker do Brasil. Sua primeira estreia na televisão por em abril de 2019, se tornando um grande sucesso do canal até os dias atuais.

No reality os participantes resolvem problemas propostos pelo programa, sendo testados através de várias competições pelos seus conhecimentos e criatividade. Porém, o sistema de avaliação vai além, analisando não somente as produções dos makers, mas sim seu espirito de equipe e a troca de conhecimento entre eles, já que o escambo de informações faz parte da cultura maker.

O movimento chamado “maker” surgiu da cultura DIY, “do it yourself”, que traduzido do inglês significa “faça vocês mesmo”. Essa cultura estimula seus seguidores a trabalharem com a sua criatividade afim de construirem seus próprios produtos. O movimento valoriza o trabalho em equipe e a troca de informações, acreditando que qualquer pessoa pode criar, consertar ou modificar objetos com suas próprias mãos.

A cultura nasceu com o surgimento dos computadores pessoais e da internet, facilitando o acesso a informações, sendo elas em vídeos ou trocas de experiências entre as pessoas interessadas em elaborar ou modificar seus utensílios domésticos. O termo Maker surgiu nos anos setenta, pois era associado a revista de projetos Maker, muito famosa no exterior devido as suas propostas inovadoras.

 

Batalha Makers Brasil, uma competição entre a turma do "vai lá e faz"!

Tá chegando no Discovery Brasil #BatalhaMakersBrasil

Publicado por Marcelo Tas em Quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

 

Marcelo Tas, Rita Wu, Ricardo Cavallini e Edgar Andrade apresentam a Batalha.

Marcelo Tas, conhecido nacionalmente pelo seu trabalho de repórter no programa CQC, é um dos apresentadores da competição entre os Makers. Em entrevista ao canal UOL, o ex apresentar do programa cCQC confessou que tinha preconceito contra os programas no formato de reality show, mas que mudou seu pensamento após conhecer o projeto do Batalha Makers. O repórter ja participava de instituições de caridade e ONGS que exploravam projetos escolares de politécnica, utilizando laboratórios de fabricação de equipamentos com ferramentas que permitem a fabricação de quase tudo com impressoras 3D, placas e kits de robótica.

Rita Wu é arquiteta, pesquisadora, designer e ativista do movimento Maker. Ricardo Cavallini é fundador da Makers, uma plataforma de inovação e educação, “também um ativista do movimento faça você mesmo”. Já Edgar Andrade é o fundador do Fab Lab Recife, o primeiro laboratório de fabricação digital do Nordeste brasileiro. Com o trabalho em equipe destes quatro ícones, o programa Batalha Makers toma uma forma extremamente inovadora.

 

Como assistir ao Batalha Makers Brasil?

Se você ja for um assinante da SKY, e tiver o canal da discovery disponível na sua grande, é só acompanhar a programação do canal através do guia de programações disponível pelo receptor ou até mesmo pelo aplicativo MINHA SKY.

Agora se você não for um assinante e gostaria de assinar um plano da SKY com acesso ao canal da discovery, você pode clicar no link abaixo e solicitar a ligação de um dos nossos especialistas afim de analisar qual seria e melhor proposta para você. Mas fique tranquilo, a conversa pode ser totalmente informal sem compromisso algum, e nenhum deles irá ficar ligando para você em horários inadequados, ok?

DirecTV GO

Nós ligamos para você, informe seu telefone: LIGUE!
Fechar chat Atendente Chat